Alimentação Saudável

cardapio

Conceito de Alimento

No Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, alimento é toda substância que, ingerida ou absorvida por um ser vivo, o alimenta ou nutre. Portanto, alimentar-se não é apenas o fazer por prazer, mas sim, manter o seu corpo físico ativo, em boas condições de saúde e consequentemente, energia.

O sábio Yi Yin que foi o primeiro primeiro-ministro da Dinastia Shang (sec. XVI ao XI a.C.) elaborou uma teoria que a chamou da “harmonia dos alimentos” no qual relacionou os cinco sabores: doce, azedo, amargo, picante e salgado às necessidades nutricionais dos cinco principais sistemas de órgãos do corpo (coração, fígado, Baço/Pâncreas, Pulmões e Rins) e enfatiza o seu papel na manutenção da boa saúde. Essa teoria mantém uma correlação entre a cozinha chinesa e a MTC, através dos tempos.

Cor, aroma e sabor não são os únicos princípios a serem seguidos na cozinha chinesa, os chineses têm uma crença tradicional no valor medicinal dos alimentos e que os alimentos e os remédios têm a mesma origem. Os alimentos, na concepção da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), constituem um dos fatores mais importantes na conservação e na manutenção da saúde, a filosofia chinesa é baseada nas leis do Universo, da Natureza, das concepções da vida e da morte, da física, das ciências puras e biológicas.

Na prática

Para o Ocidental, o Alimento Saudável é aquele preparado com cuidados de higiene e livre de produtos químicos, além disso, devem oferecer todos os nutrientes, tais como, as proteínas, os carboidratos, as gordura, as vitaminas e os minerais, além das fibras, em quantidades adequadas a cada pessoa.

Os alimentos preferencialmente devem ser frescos, coloridos, variados e equilibrados e nos ajudam a crescer, a nos desenvolver e a nos fortalecer, prevenindo doenças.
Importante ressaltar que os alimentos devem ser livres de contaminação por bactérias, por isso, a necessidade de cultivo, manipulação e transporte adequados.

Outrossim, a alimentação inadequada pode ser a causa ou contribuir para a perda da saúde. A falta ou excesso de alimentos pode levar a várias doenças como a desnutrição, obesidade, anemias, diabetes e hipertensão, entre outras. Todas as pessoas têm o direito a uma alimentação saudável em todas as fases da vida. Dessa forma, a alimentação é parte fundamental da saúde do ser humano.

Dicas de alimentação

- Prefira alimentos frescos, naturais, integrais e variados.
- Consuma diariamente frutas, verduras e legumes.
- Diminua as frituras e os alimentos com elevada quantidade de açúcar, gordura e sal.
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
- Faça suas refeições em ambiente tranqüilo, procurando manter os mesmos horários e os intervalos regulares.
- Prefira sucos e refrescos naturais feito por você mesmo, pois os de caixinhas tem muito açúcar e aromatizantes artificiais.
- Evite ao máximo os refrigerantes.
- Evite beliscar ou substituir suas refeições por biscoitos, salgadinhos, chocolates ou outras guloseimas.
- Os rótulos dos produtos industrializados devem ser observados e consumidos com cautela.

Lembre-se! Hipócrates (460 a.C. - 377 a.C.), o pai da medicina moderna, já dizia que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio. Somos os que comemos e, tudo o que absorvemos desde o início, nos facilitará ou nos prejudicará no futuro!


Ir à Página de Agendamento
Ir à Página de Pesquisa


Home
Institucional
Apresentação
Terapias
Vivências
Contatos
Sobre

Espaço Holístico Bambu
img_rua Rua José Getúlio, 130 - lj. 15 - Liberdade - São Paulo - SP
img_celularimg_whatsapp (11) 99498-6837