Breve História sobre as Massagens

Conceito

massagem

Quem em sã consciência já não provou de uma mensagem quando pequeno. Na verdade foi toques sutis recebidos da mamãe, quando sofrestes uma pequena lesão ou incômodo em alguma parte de seu pequenino corpo. Esse toque terapêutico existe há muitos séculos em todas as culturas e em todos os países.

Sendo assim, é nos difícil dizer exatamente quando surgiu, muito embora diversas referências escritas em papel ou outro meio, nos dizem que essa técnica é muito antiga, desde 2.700 a.C., até os nossos dias, quando foi modernizada!


Escritos antigos

tuina

Confirmado pela arqueologia observamos que as massagens eram praticadas há mais de 3.000 anos na China. O tratado de Medicina Interna, do Imperador Amarelo, tido como o primeiro texto médico abrangente e compilado entre 2.700 e 200 a.C., prescrevia tratamentos à base de ervas, acupuntura e massagem derivados da massagem popular chinesa Amno e era praticadas como parte do tratamento médico. Hoje os chineses praticam o Tui-ná que significa "empurrar e pegar" continua como parte dos tratamentos de saúde!
Com raizes na Dinastia Shang (iniciada em 1.700 a.C.), tornou-se conhecida por volta de 1368-1644 d.C.

No Japão, uma antiga forma de massagem, "anma", foi trazida da China por intermédio do budismo, no século VI d.C., onde evoluiu com influências da Medicina Ocidental, que prevaleceu no início do século XIX, mas cem anos depois surgiu o Shiatsu, que goza atualmente de reconhecimento oficial no Japão e no mundo.

Na Índia, textos sânscritos que datam de cerca de 1.500 a.C., e formam a base da medicina ayurvédica mencionam massagens, óleos e ervas. Hieróglifos de tumbas egípcias, datando de de cerca de 2.300 a.C., mostram profissionais esfregando mãos e pés com suas mãos.


Massagem Ocidental

hipocrates

Segundo Hipócrates, o "pai da medicina moderna" (460-377 a.C.), os médicos "devem adquirir proficiência em diversas artes, mas particularmente na de friccionar". Já o médico grego Asclepíades de Bitínia (124-40 a.C.) recomendava massagem, dieta, exercícios e banhos. Na Grécia, a massagem era usada para problemas digestivos e sempre antes da prática de esportes. O mesmo ocorreu na Roma antiga (25 a.C. até cerca de 1980 d.C., quando Avicena influenciado por Galeno, escreveu sobre a massagem e descreveu vários métodos de fricção. Depois desse período, a massagem foi considerada ineficaz e as referências médicas rarearam até o século XV.

Em 1813, Per Henrik Ling criou o sistema de movimento sueco, embora a terminologia sueca da massagem só fosse introduzida mais tarde pelo holandês Johann Mezger. Ling se formou na Universidade de Uppsala, pela qual graduou-se em 1797. Sucessivamente, partiu em uma viagem de sete anos, na qual conheceu um chinês chamado Ming, que o ensinou as práticas das artes marciais e do Tui-Ná, uma terapia manual utilizada para a cura do corpo, bastante praticada na China.

A massagem ou a massoterapia sueca ou ocidental desenvolvida por Per Henrik Ling e seus discípulos Branting, Georgii e De Ron, foi baseada na sabedoria das antigas culturas, tanto do oriente como do ocidente. Eles criaram um sistema de massagem, aperfeiçoando os movimentos. E este sistema é usado até hoje. Eles acreditaram e provaram que a massagem não só tratava músculos tensos e melhorava o desempenho atlético, como também tratava problemas em órgãos internos como o estômago, intestinos, pulmões, coração e ainda problemas psicológicos. Hoje em dia, a massagem ou a massoterapia sueca é um conceito de qualidade mundialmente conhecido e é a forma de tratamento alternativa mais usada no ocidente, também chamada massagem clássica ou massagem ocidental. Esta técnica de massagem consiste basicamente em 5 movimentos (longos, circulares, transversais, arados e fricções) além de alongamentos e manipulações no sentido do fluxo sangüíneo, para melhorar a circulação. O tratamento usa óleos que ajudam a diminuir a fricção e deixam a pele mais macia.

Toda cultura tem suas próprias tradições, com a massagem transitando entre prazer, ritos folclóricos e terapia profissional. Hoje, ela adquiriu direito próprio, embora forme tracionalmente parte do todo terapêutico!


Fontes principais: Susan Mumford em seu livro "A Bíblia da Massagem" - pag.10!
e no site do Espaço Bergqvist


Ir à Página de Agendamento
Ir à Página de Pesquisa


Home
Institucional
Apresentação
Terapias
Vivências
Contatos
Sobre

Espaço Holístico Bambu
img_rua Rua José Getúlio, 130 - lj. 15 - Liberdade - São Paulo - SP
img_celularimg_whatsapp (11) 99498-6837