Reiki

img_reiki

Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao Sensei Mikao Usui, o seu descobridor. Rei significa universal e refere-se a energia proveniente de Deus que é a Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e que criou e mantem tudo que existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida, significando que voltamos às origens do ser. A energia Reiki proporciona a complementação e o reequilíbrio da energia Ki.

Um pouco sobre o Sensei Usui:
Em Abril de 1922, o Sensei Usui mudou-se para Aoyama Harajuku em Tokyo, onde estabeleceu um instituto no qual o tratamento com a energia Reiki era amplamente ministrado ao público (De' Carli, Johnny, pag. 49). A aplicação dessa energia era praticada pelo Mestre Usui pela fixação do olhar, sopro, toque e carícia com a mão na parte enferma como, por exemplo, na cabeça, estômago ou olhos, segundo a única entrevista dada a um jornalista (De' Carli, Johnny, Pag. 95).

Atualmente, o Reiki também é aplicado com a imposição das mãos nos centros de força ou chakras principais do nosso corpo.

A energia Reiki permite que o fluxo energético KI (Chi em Chinês) que alimenta nosso sistema físico, mental e espiritual seja restabelecido, entrando em total harmonia.

Quando as tensões do dia a dia, ocasionadas pelo descontrole dos pensamentos ou das emoções ocorrem, o fluxo de energia no seu corpo físico se altera podendo estagnar-se ou esvaziar-se excessivamente. O prolongamento desse estado invariavelmente poderá provocar as chamadas doenças físicas, que via de regra afetam os órgãos correspondentes no corpo físico, ocasionando assim a interrupção energética da energia KI neste órgão.

De qualquer forma, o Reiki não é uma religião, não é medicina, não é massagem, mas um método completo que proporciona um meio pelo qual você obtem a autocura. Isso ocorrerá através da transformação pessoal, crescimento e mudança de atitudes e melhorará o seu bem estar físico, emocional, mental e espiritual.

Saiba mais sobre como receber Tratamento de Reiki. Clicando aqui

A Terapia Reiki e alguns conceitos

Apesar de o método Reiki não ser uma religão é importante lembrar que o Sensei Usui era budista e que o Budismo é uma religião reencarnacionista. Desta forma, a essência do Budismo é evitar todo mal, procurar o bem e conservar a mente pura (De' Carli, Johnny, pag. 284).

Costuma se dizer que no Oriente, nenhuma das artes pode ser aprendida sem que tenha sido sentida e vivenciada. A mente não entende, quem entende é o coração. A mesma coisa é a Energia Reiki, que deve ser sentido e vivenciado e agradecido pelo bem que ela proporciona ao nosso equilíbrio físico, mental e espirtual.

Reiki - Legislação

A Terapia Holística, inclui-se ai a Terapia Reiki, se enquadra no contexto das práticas milenares e complementares à medicina moderna convencional e é citado em várias pesquisas da OMS (Organização Mundial de Saúde). No caso da Terapia Reiki, ela foi reconhecido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão como Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Humana, sob o código 8690-9/1 (Serviços de Reiki).

No dia 12/03/2018 foi publicado a inclusão de mais 10 terapias dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), aos pacientes do SUS.
Dentre elas destacamos o Reiki que estará fazendo parte dos atendimentos aos pacientes.

Reiki - Aplicabilidade

A Energia Reiki é aplicada sem que o receptor necessite tirar a roupa. Dependendo do tratamento, pode-se aplica-la com o receptor em pé, sentado ou deitado. Necessita apenas tirar os adereços, tais como, aliança, brincos, cintos de metal. Seria aconselhável que o receptor não tenha feito uso de bebidas alcóolicas e se alimentado de carne vermelha nas últimas 24 horas. Da mesma forma, para aqueles que tem Refluxo Gastrofágico ou outra patologia gástrica, aconselhamos que também aguarde pelo período de duas horas para poder receber o tratamento!

Porquê essa exigência? Quando nos alimentamos de carne ou fazemos uso de alcóolicos, todo nosso organismo se volta para a quebra da cadeia molecular. E comprovadamente, sabe-se que essa quebra leva 24 horas para ser finalizada.

Quando o Terapeuta Reiki ou Reikiano impõe as mãos sobre qualquer ser vivo, e ai nos referimos também as plantas e animais, transferimos a energia sutil às células que constituem a matéria do receptor, hoje explicado pela Teoria Quântica. A Energia Universal (Rei) mais a energia do transmissor (Ki) ao entrar nas células, reorganiza o fluxo energético do receptor, melhorando o funcionamento dos órgãos e glândulas. Esse equilíbrio energético auxilia a regeneração de células, moléculas, órgãos e tecidos, aliviando dores e melhorando o sono e a disposição geral. Vale lembrar que este bem-estar também ajuda a melhorar os sentimentos e emoções. As ondas do rádio, televisão e a luz são outro tipo de energia, porém a energia aplicada pelo Reiki é algo de divino, abstrato e sendo sutil, por mais que falemos, só será compreendido através da prática.

É comum que as pessoas confundam o Reiki com religião, benzimentos, passes espíritas ou práticas de concentração mental, por isso, o Reiki é aplicado também em plantas, animais e no nosso próprio planeta. Embora o Reiki não esteja ligado a nenhuma prática mística, religiosa ou esotérica, ela é potencializada quando o reikiano e o receptor usam de sua fé ou crença.
É um método terapêutico simples e eficaz que rompe o tempo e o espaço e expande a consciência. Não desgasta o terapeuta e permite a autoaplicação. Não há necessidade de se despir!
A Terapia Reiki somente será verdadeiramente compreendida depois que o receptor vivenciar essa experiência, seja recebendo ou mesmo se auto aplicando, através de um curso de reiki.

Por não possuir polaridade é seguro e eficaz como complemento de outras terapias, como por exemplo, tratamentos médicos, psicológicos, fisioterápicos e mesmo em outras práticas holísticas, no entanto, para se obter a cura devemos seguir alguns passos que nos remete a mudança de alimentação, atitudes e pensamentos.

Saiba mais sobre como podemos melhorar nossa qualidade de vida com atitudes simples!

Reiki, na verdade, é um método, que além de melhorar a qualidade de vida no plano físico, também auxilia o equilíbrio das emoções, dos sentimentos, além de ampliar a intuição e clarear a mente.


Reiki - Benefícios

  • Acalma e alivia o estresse diário
  • Equilibra as Energias Físicas
  • Alivia a insônia
  • Ativa o Sistema Imunológico
  • Acelera o Metabolismo
  • Equilibra os Hormônios
  • Aumenta a sua Criatividade
  • Expande a sua Consciência
  • Desbloqueia os traumas
  • Acelera a recuperação de cirurgia e tratamentos médicos
  • Ajuda a entender o Perdão incondicional
  • e etc

Reiki e os 5 Princípios

img_gassho

No Reiki existem cinco princípios (Gokai) que devem servir como preceito para o desenvolvimento do ser integral!

Logo após a morte do Sensei Usui foi erguido em fevereiro de 1927, um memorial construído pela Usui Reiki Ryoho Gakkai em homenagem ao Sensei Usui e cujo texto foi escrito por Juzaburo Ushida e editado por Masayuki Okada.

Consta no memorial que a terapia Reiki objetiva não somente tratar problemas de saúde, mas também corrigir a mente através de uma habilidade espiritual enviada por Deus, mantendo o corpo saudável e desfrutando uma vida de bem-estar (De" Carli, Johnny, pag 50)*!

Ao ensiná-la as pessoas, devemos primeiro fazer com que percebam as últimas instruções do Imperador Meiji e celebrem os Cinco Princípios (Gokai), pela manhã e à tarde, a fim de mantê-los sempre em mente (De' Carli Johnny, pag 51).

Por hoje

  • Não se zangue;
  • Não se preocupe;
  • Expresse sua gratidão;
  • Seja aplicado e honesto em seu trabalho;
  • Seja gentil com os outros.

img_gasshoA Técnica Japonesa de Meditação chamada Gassho (lê-se gashô) permite exercitar um tipo de centramento, onde você se coloca de modo receptivo para ouvir o Criador, e, quando isso ocorre, o corpo muda, sua química muda, o sistema imunológico se fortalece, os hormônios se equilibram (De' Carli, Johnny, pag. 121 e 123).

A definição mais comum para a meditação é o cessar dos pensamentos. Consiste na ausência de qualquer atividade de pensamentos, desejos e emoções, sobretudo de mágoas e ressentimentos.

O Sensei Usui pregava que o melhor preparativo para o amanhã é o uso certo do hoje! (De' Carli, Johnny, pag. 123), por isso, é uma experiência individual.

Como devemos realizar essa técnica, ensinada no Primeiro Nível (Shoden - O Despertar):

Diariamente e no mínimo duas vezes ao dia, escolha preferencialmente um local e horário pré-determinado. Lembre-se! a disciplina é fundamental para se alcançar um objetivo.

Conforme orientações do Sensei Usui, a melhor hora para realizar a meditação Gassho é logo ao acordar. A segunda melhor hora é a noite no momento que nos retiramos para deitar, fato que nos ajuda a obtermos uma boa qualidade de sono(De' Carli, Johnny, pag. 124).

É permitido ouvir uma música suave e contínua e sem mudança súbita de ritmo, entretanto, pessoalmente, entendo que para essa prática é preferível o silêncio profundo!

Sente-se confortavelmente e com as costas eretas. Feche os olhos, respire profundamente três vezes e, depois, mantenha as mãos relaxadas e unidas em frente ao peito ou na altura da garganta, ou seja, Chakra Laríngeo. Os dedos devem estar juntos e direcionados para cima, em posição de preçe.

Ao contrário das demais meditações, onde se propaga o esvaziamente da mente, concentre-se no ponto onde os dedos médios se tocam. Ao sentir que os pensamentos estão aflorando, concentre nos dedos médios que se referem ao Elemento Éter, ou seja, uma energia em consonância com o divino.

Sensações de calor nas mãos ou em outras partes do corpo é normal, porém, volte ao centramento dos dedos médios. O tempo de realização da técnica está entre quinze (15) minutos até trinta (30) minutos, porém um menor tempo também é viável, principalmente, quando não temos a experiência desse tipo de meditação.

Após esse tempo de meditação e sentindo-se em estado mental tranquilo, repita pausadamente, os Cinco Princípios do Reiki (Gokai). Ao mesmo tempo que recita, reflita sobre as frases. Recitar os versos logo após a meditação é benéfico tendo em vista que podemos, nesse momento, descondicionar velhos hábitos que precisam ser modificas.


Reiki - Os Mestres

O Reiki é uma prática de natureza espiritual sagrada, fundada pelo Sensei Mikao Usui. Após a sintonização, todo reikiano devidamente iniciado, por força das circunstâncias, obrigatoriamente passa a pertencer a uma determinada “linhagem” ou ”árvore do Reiki”, que é uma sequência de nomes de mestres que nos leva sempre, em qualquer linhagem ou escola, ao Sensei Mikao Usui. Não existe linhagem que não leve a ele. Como um Terepauta Reiki, considero importante ter o conhecimento da ”corrente” de mestres à qual pertencemos e assim, absorver a essência do Sensei. A cada novo mestre iniciado, a corrente se expande e potencializa a energia de amor que o Reiki proporciona. O reikiano deve honrar sua linhagem, conforme nos ensinam os cinco Princípios do Reiki.
Além de ser sintonizado ou iniciado, como alguns preferem, pela Mestre Sadae Takahashi em 2013, também fui sintonizado em 2018 pelo Mestre Johnny De' Carli, cuja linhagem está descriminado abaixo:

Mikao Usui
Zyuzaburo Ushida
Kanichi Taketoni
Toyokazu Wanami
Kimiko Koyama
Doi Hiroshi
Fuminori Aoki
Johnny De' Carli
Eu!


Mas, por que estamos praticando o Reiki? Porque é uma terapia que não desgasta o terapeuta, permite o autotratamento e é de origem simplista e prático, expande nossa consciência, além de romper tempo e espaço!

Bem! Agora que você conhece um pouco sobre o Reiki, o convidamos para receber essa maravilhosa energia. Saiba como será o procedimento para o seu atendimento de Reiki aqui ou agende um horário aqui!

Ir à Página de Agendamento
Ir à Página de Pesquisa